terça-feira, 19 de maio de 2009

Escrevendo e inscrevendo

Tem momentos que a gente sente necessidade de escrever. Mesmo que o que se queira escrever não tenha nenhum sentido para os outros. Tem momentos que o que mais importa é a catarse.
E eu tô num desses momentos. Por isso resolvi retomar o blog. Na verdade eu queria outro. Quero as coisas com a minha cara daqui pra frente, mesmo que eu não saiba que cara eu tenho. Apesar de eu achar esse blog parecido comigo, eu sinto que ele fala de outra época, não que ele tenha perdido o sentido (ou essa tal outra época), mas simplesmente não sinto que ele fale de mim agora. Em um momento de maior inspiração eu crio outro.

Bom... Esse é um começo. Espero que a sindrome Lispector não me pegue e eu não me bote a escrever e depois delete tudo.
Já pensou como é estranho e como é difícil se reconhecer nas coisas que faz? Na verdade tudo o que a gente escreve (diz, faz...) fala da gente, mesmo quando copiamos algo de alguém. Nunca é anônimo. Quando escolhemos a coisa que vamos copiar, escolhemos por algum motivo que fala da gente. Para a gente. Pela gente. É por isso que escrever é difícil. Porque nem sempre é fácil lidar com as coisas que são nossas.
O psicanalista Edson Souza escreveu num texto certa vez: "A escritura é, por consequência, uma tentativa de conquistar um lugar".
É isso que eu quero, e é só isso. Quero um lugar pra me escrever (inscrever?) no mundo.

Um comentário:

Edson disse...

Ai como é dificil se inscrever!!!!!!
Mas creio que com a capacidade (necessidade?) que temos todos nós que estudamos a psicanálise e que necessitamos da escrita, assim como a árvore da luz do sol, um dia conseguiremos encontrar um lugar onde possamos nos inscrever e mais, nos reconhecer no que escrevemos!!!

(Coisa dificil isso!!!)